top of page

As eleições e o manejo integrado de pragas

As eleições municipais estão chegando. Vamos votar no candidato(a) a prefeito e vereador já no dia 15/11/2020. A escolha dos candidatos não é uma tarefa fácil, é necessário conhecer o indivíduo e monitorar aquele mais competente para o cargo.


No manejo integrado de pragas (MIP), para a tomada de decisão, nós partimos de algumas bases semelhantes: reconhecimento e monitoramento. Contudo, no sistema de decisão de manejo integrado de pragas nós devemos considerar os chamados níveis de ação, uma espécie de indicador numérico encontrado na literatura e comparado com o resultado do monitoramento. O agricultor que segue esse sistema (MIP) só toma a decisão com base nesses indicadores, como por exemplo o nível de controle (NC). Se a população da praga atingir esse NC então o agricultor deve implementar uma medida de controle rápida e eficaz.


Ainda podemos aprender um pouco mais sobre a tomada de decisão no sistema de manejo integrado de pragas. No MIP o agricultor deve considerar o chamado "controle biológico natural", são agentes reguladores que atacam a população de pragas e contribuem para manter as pragas abaixo do nível de controle.

Como observado até aqui, as decisões nas eleições e de manejo de pragas são pautadas em características semelhantes como o reconhecimento e monitoramento. No entanto, em relação ao MIP, duas diferenças fundamentais dificultam a nossa decisão política: não considerar indicadores para uma tomada de decisão técnica e ausência de agentes benéficos.


É raro o eleitor comparar o perfil do candidato, assim como os seus resultados na vida pública com os requisitos de um bom gestor. A nossa decisão acaba sendo subjetiva e exageradamente pessoal. Escolher um gestor de uma cidade apenas por considerá-lo bom para mim, desconsiderando o coletivo, é uma atitude insustentável.


Infelizmente na política nem sempre podemos contar com "agentes benéficos". Poderia comparar esse papel ecológico do agente benéfico com o cidadão de bem, que participa, reconhece e propõe melhorias para as limitações da sua comunidade. Falta a participação de pessoas preocupadas com a comunidade que atuem como defensoras do patrimônio público. A omissão de pessoas boas na política somente favorece o ambiente de corrupção e falta de transparência.


Quando um político lhe oferece um cargo de confiança, a compra do seu voto, uma cesta de alimentos ou um mimo qualquer, isso pode parecer tentador, mas analise isso ao longo de quatro anos. A irresponsabilidade do político e o pensamento extrativista do bem público custa caro para a sociedade. É nisso que chamo a atenção, é a nossa tomada de decisão, realizada de maneira individualista, que está tornando o nosso sistema político e democrático insustentável.


Assim como no manejo de pragas de uma cultura agrícola, devemos nos preocupar com o todo, com a sustentabilidade do sistema. É preciso melhorar o solo, escolher as melhores variedades, cuidar da fertilidade, uma irrigação adequada, enfim, promover sempre os melhores cuidados, para continuar produzindo bem e sempre.


Portanto, nesse próximo dia 15, para tomar uma decisão, reflita bem sobre quais indicadores está considerando e ainda sobre a sua participação na sua comunidade nesses últimos quatro anos. Depois continue monitorando e não se esqueça que, se ainda não é, a partir de agora você pode ser um agente benéfico de transformação, atuante no seu município e preocupado com o bem comum.


O que você quer para a sua vida? Ser um agente benéfico de transformação ou mais uma praga nesse complexo sistema de produção. De qualquer forma, independente da sua escolha, estaremos iniciando mais uma safra de 4 anos. Pode ser produtiva ou mais um período de desenvolvimento para as terríveis pragas.


Um ótimo final de semana e vamos em frente,


Atenciosamente,


Prof. Diego



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page